Economia, Ecologia e Ética

Economia, Ecologia contém o mesmo prefixo grego oikos, que significa casa. Qualquer manual de Economia indicará que oikos, combinado com nomos, palavra que designa regra ou lei, diz respeito ao planejamento da casa, ou seja, as condições a partir das quais se mantém o ambiente doméstico: o orçamento, o abastecimento, a manutenção e a gestão de recursos diante de imprevistos. Esse é o aspecto mais elementar da Economia: a gestão de recursos escassos em face de necessidades ilimitadas.

Ecologia combina o mesmo radical oikos com lógos, que remete à razão, à lógica, ao sentido, ao signo. O texto bíblico do evangelho de João, no qual consta “no princípio era o verbo”, é a tradução da expressão grega En archē ēn ho Lógos. Na tradição cristã, especialmente a partir da influência da filosofia helenística, o Lógos passou a ser compreendido como a manifestação racional e criadora divina, identificada teologicamente com o próprio Cristo. 

Mas a diferença entre Economia e Ecologia não é meramente etimológica. Ela implica uma clivagem que se traduz na distinção entre o que está sob o domínio humano e o que não está. 

A “lógica” da vida planetária, a qual o ser humano atribui a ela e da qual se vê integrado, não é governada por ele, ainda que essa tenha sido sua principal ambição com o desenvolvimento científico e tecnológico. O ser humano pode construir artifícios que atenuem incômodos e adaptar seu entorno imediato, mas não controla plenamente as dinâmicas do ambiente natural. A Ecologia, enquanto campo epistemológico, parte da premissa de que o ser humano integra o ambiente e permanece sujeito às suas condicionantes.

A racionalidade econômica moderna tende a pressupor uma realidade ambiental passível de controle, gestão e organização instrumental pela ação humana. Essa perspectiva revela um traço marcadamente antropocêntrico, ao situar as necessidades humanas como fundamento legitimador da ordenação dos demais elementos da realidade. 

Cabe observar que o Direito aproxima-se da racionalidade econômica na medida em que ambos desempenham funções de organização e estabilização das relações sociais. Nessa perspectiva, a dimensão subjetiva, envolvendo sentimentos, valores e intenções, foi, durante muito tempo, marginalizada pelo Direito em sua busca por cientificidade. No entanto, torna-se cada vez mais evidente que essa exclusão é insustentável. Teorias contemporâneas reconhecem a importância desses elementos, reintegrando-os à análise jurídica. Essa reaproximação reflete a complexidade da realidade social e a necessidade de compreender o Direito para além de estruturas puramente formais.

A compreensão da Ética, por sua vez, exige o deslocamento para uma terceira noção fundamental: o ethos. Embora distinto de oikos (da casa), o ethos também remete à ideia de lugar, não em sentido físico ou territorial (ainda que não o exclua), mas enquanto espaço de convivência comunicativa humana. Trata-se de um ambiente constituído por práticas, hábitos e formas compartilhadas de significação, no interior do qual a vida social se torna possível.

Nesse sentido, o ethos vincula-se à cultura, dimensão da existência humana que ultrapassa condições estritamente naturais. Diferentemente dos outros seres, o ser humano é capaz de se distanciar reflexivamente de seus próprios impulsos biológicos e reorganizar sua conduta. O jejum voluntário é exemplo disso: trata-se da decisão consciente de contrariar uma exigência orgânica imediata em nome de valores, crenças ou sentidos culturalmente construídos.

É justamente por sua relativa abertura biológica e psíquica (que lhe permite afastar-se, ao menos parcialmente, dos constrangimentos naturais) que suas escolhas assumem relevância social e passam a integrar, para o Direito, o núcleo do conceito de dignidade humana.

A vida humana é radicalmente atravessada pela dimensão cultural, e a cultura implica escolhas, disputas e processos históricos de significação. Assim, aquilo que hoje se considera natural, evidente ou real provavelmente já foi compreendido de maneira distinta e poderá novamente assumir outras formas. As relações humanas, a internet e os próprios sistemas sociais poderiam estruturar-se de modos diversos daqueles atualmente predominantes. 

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal
http://www.linktr.ee/profarrabal

***

Para referenciar: 

ARRABAL, Alejandro Knaesel. Mediação, Economia, ecologia e ética. Blog Prof. Arrabal, Blumenau, 1 out. 2026. Disponível em: https://profarrabal.blogspot.com/2026/10/economia-ecologia-e-etica.html. Acesso em:

***

Nota: Texto revisado quanto à ortografia e à gramática com o uso de IAG (ChatGPT, 2026). Gravura produzida com IAG (Gemini, 2026).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direito, Tecnologia e Inovação (Aula Juscibernética)

Direitos dos Povos Originários, Território e Justiça (Apontamentos da XLIII SEJ da FURB)

Uma grande aula: reflexões a partir da defesa da tese de Leonardo Beduschi